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A Ouvidoria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi institucionalizada em 2005. Ela está vinculada diretamente à presidência da instituição e foi implantada para suprir a inexistência de um local específico que recebesse as manifestações dos usuários sobre os serviços prestados pelo hospital.

Cumprindo a Lei 10.683/2003 e o Decreto nº 5.683/2005, a Ouvidoria atende ao público interno e externo. É um canal condutor de elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias. Visa promover a garantia dos direitos dos cidadãos, concretizando além do princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência. A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares.

Qualquer cidadão pode procurar o setor e apresentar uma manifestação, isto é, expressar suas ideias, fazer questionamentos, sugerir melhorias. Essa atitude contribui para o aperfeiçoamento da gestão pública.