Início do Conteúdo

Era um garoto, que como muitos, amava futebol. Girava os campinhos da cidade, fazendo aula até quando não era o dia da aula dele. E foi justo num treino que uma bolada mostrou que Luís Fernando era um menino com uma doença pouco comum: uma leucemia mielóide aguda, que chegou a o levar para  a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a um prognóstico de poucas horas de vida. 

Recuperado do momento mais crítico, mas sem ver amigos nem jogar futebol, Luis Fernando projetava um aniversário de 12 anos triste. Internado há nove dias para mais um ciclo de quimioterapia, achou que não iria comer o que gostava, e estaria longe do esporte que tanto ama. A psicóloga da equipe de Hematologia do HCPA Mônica Echeverria de Oliveira, que é da equipe de assistência ao Luís, sabe que a doença traz transformações e reinvenções.

- É uma demanda de tratamento muito intensa: as mudanças na imagem corporal, a perda do cabelo, o afastamento do ambiente escolar e familiar e as restrições em relação ao tratamento, como o isolamento.

Mas a tarde do 13 de março trouxe surpresas. Os passos tímidos que o levaram à sala da Recreação da Oncologia Pediátrica mostraram todos os que estavam ali: os times da Psicologia, da Nutrição, da Enfermagem, do Serviço Social, os técnicos e médicos. Bolo, balão, salgadinho. E Kisy da Costa Corrêa - a médica hematologista que, além de prestar assistência ao Luís,  atrevidamente, um mês atrás, mandou uma mensagem pro Instagram do jogador da Seleção Brasileira Neymar.

- Peguei essa ideia pra mim e fui atrás. E com a ajuda de muitos conhecidos, muitos compartilhamentos, muitas curtidas, a gente alcançou o sonho do Luís.

Luis Fernando é louco pelo Neymar. Usava a camiseta do Al-Hilal, atual time do jogador, quando chegou para a festa de aniversário surpresa. Segue todos os perfis do ídolo. Briga com quem critica o astro nas redes sociais. No dia do aniversário, veio a retribuição:

24-3-13_aniversario_de_paciente_do_3_leste-16.jpg24-3-13_aniversario_de_paciente_do_3_leste-10.jpg

 

 

-

 

 

 

 

 

 

- Oi Luis Fernando, tô passando pra te mandar um abraço. Agradecer o carinho, te desejar parabéns e boa recuperação. Fica com Deus, um beijo.
 
O presente de aniversário apareceu na tela da TV, numa mensagem exclusiva do Neymar para ele. E na sequência, Sérgio Rochet, goleiro ídolo do Internacional, também falando com o garoto, que nem piscava. Só saiu uma palavra quando perguntaram como ele estava se sentindo:

- Feliz, respondeu, com os olhos cheios de lágrimas.

Sandra Deconto, a mãe do Luís Fernando, largou o emprego como cozinheira na cidade de Encantado para cuidar do caçula. Nos momentos de tristeza, escreve em um diário. Cada dia, cada experiência, recebem um título e um relato. O do dia 13 de março de 2024 foi escrito em outro tom:

- Ele tá realizado. Amou tudo, nunca vai esquecer esse dia. Disse que foi o melhor aniversário da vida dele.

A ação emocionou a família e as equipes assistenciais multidisciplinares do Clínicas. Um momento que evidencia que quando a capacidade técnica se soma ao carinho e à humanização, os times ficam ainda mais fortes. Como diz o propósito do HCPA: vidas fazendo mais pela vida. 

24-3-13_aniversario_de_paciente_do_3_leste-21.jpg24-3-13_aniversario_de_paciente_do_3_leste-19.jpg