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Atividades Teórico-Complementares ao Programa de Residência Médica - Projeto de Ensino a Distância

A legislação da Residência Médica (RM) no Brasil estabelece que as nstituições devem manter um programa teórico de ensino aos seus médicosresidentes. O presente projeto visa disponibilizar aos médicos residentes conteúdos nas áreas de Bioética, Ética Médica, Metodologia Científica, Epidemiologia, Bioestatística e Controle de infecção Hospitalar. Cada uma destas áreas será dividida em capítulos, que corresponderá a um vídeo de curta duração, que poderá ser acompanhado de apresentação em diapositivos ou texto de leitura recomendada. Estes conteúdos estão sendo distribuídos entre preceptores da RM com maior identidade com o tema em questão. Cada preceptor tem liberdade de escolha da melhor técnica para a exposição do assunto. A gravação dos vídeos está sendo feita no estúdio de telemedicina do HCPA com o apoio do Grupo de Sistemas do HCPA. Os conteúdos estão utilizando o software educacional Cybertutor, que será acessado pelos usuários via Internet. Este software permite que seja feita uma avaliação individual de desempenho dos usuários, a cada capítulo, permitindo a sua progressão somente após responder questões de escolha múltipla sobre o assunto abordado. Concluído o curso, o aluno receberá um certificado de conclusão. O curso será avaliado a cada semestre quanto aos seguintes critérios: número de alunos registrados, número de alunos certificados, número de alunos registrados procedentes de outras instituições, número de alunos certificados procedentes de outras instituições e duração da realização do cursor entre o registro e a certificação.


http://www.hcpa.edu.br/content/view/2111/1204/


Teledermatologia

O projeto visa à criação e desenvolvimento de sistema para promoção de telemedicina de larga abrangência baseada na internet na forma de website educacional interativo (Cybertutor) e criação de unidade de apoio para desenvolvimento de materiais educacionais para o sistema de ensino Cybertutor. Serão utilizados recursos de teleducação baseada em ABP (Aprendizado Basedo em Problemas) e BEM (Medicina Baseada em Evidência). Os conteúdos abordados são fisiopatologia, diagnóstico e tratamento em dermatologia. O estudo está sendo conduzido no Laboratórto de foto medicina aplicada e tetemedicina do Centro de Pesquisas do HCPA, com o apoio acadêmico e tecnológico da Disciplina de telemedicina da Faculdade de Medicina da Univetstdade de São Paulo (FMUSP). Com este projeto será criada uma unidade de apoio para orientação e planejamento do desenvolvimento de materiais educacionais para o sistema de ensino Cybertutor; será elaborado curso para treinamento da equipe de apoio na capacitação de telemedicina e informática. Será criada e treinada equipe de apoio permanente para disponibilização e coordenação dos materiais educacionais no Cybertutor.