Início do Conteúdo

O Centro de Pesquisa Experimental (CPE) promove a integração entre os diferentes grupos de pesquisadores e a racionalização de recursos de pesquisa. Disponibiliza infraestrutura completa para as atividades em laboratórios multiusuários e área física para o desenvolvimento de projetos específicos em laboratórios temáticos. Sua missão é gerar e divulgar conhecimento e incrementar a formação de recursos humanos na área de pesquisa científica em saúde, contribuindo para a inovação e para o desenvolvimento técnico-científico de excelência, observados os princípios éticos, o respeito aos pacientes, aos animais de pesquisas e à comunidade.

Objetivos estratégicos
Realizar pesquisa experimental básica e aplicada, buscando inovação e desenvolvimento de tecnologia científica de ponta.
Racionalizar a utilização dos recursos necessários ao desenvolvimento de projetos de pesquisa experimental, disponibilizando, equipando e estimulando o uso de áreas físicas com estrutura multiusuário.
Desenvolver e aprimorar recursos humanos para pesquisa experimental.
Apoiar grupos de pesquisa experimental emergentes e consolidados, disponibilizando área física para instalação de laboratórios temáticos auto-sustentáveis, produtivos e comprometidos com a formação de recursos humanos em pesquisa.
Otimizar o nível de assistência quaternária à saúde do HCPA, por meio de incorporação de novas tecnologias.

Unidades Compartilhadas
Unidade de Análises Moleculares e de Proteínas (Uamp)
Unidade de Patologia Experimental (UPE)
Unidade de Experimentação Animal (UEA)
Centro de Terapia Gênica (CTG)

Programa Premium Ufrgs
A iniciativa de oferecer laboratórios multiusuários é apoiada pelo Programa Premium e a disponibilidade dos equipamentos pode ser verificada on-line utilizando a intranet (é necessário login e senha).  

Equipe profissional
Chefe do Serviço de Pesquisa Experimental
Profa. Ursula da Silveira Matte
Telefone: (51) 3359.7473
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Recepção: Everaldo Almeida
Telefone: (51) 3359.8760/3359.8940 / Fax: (51) 3359.8761
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.