Início do Conteúdo

No final de 2013, depois de quatro anos de preparação, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) conquistou a Acreditação pela Joint Commission International (JCI). O HCPA foi o primeiro do Brasil e o terceiro na América do Sul a possuir o selo de acreditação concedido a hospitais que são também centros médicos acadêmicos. Em 2017, a instituição submeteu-se à nova avaliação da JCI e conquistou novamente a certificação.

Na prática, isso significa que os usuários, na sua maioria pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), podem contar com um hospital que segue padrões internacionais de qualidade e segurança, além de ser reconhecido pela excelência na pesquisa e educação médica.

Para a obtenção do selo, a auditoria da JCI observa a adequação do hospital a padrões internacionais em uma grande quantidade de itens. No caso do HCPA, que é um hospital universitário, além de aspectos assistenciais também são observados processos referentes ao ensino e à pesquisa.

A Unidade Álvaro Alvim, que pertence ao HCPA, também foi auditada e atende aos mesmos padrões.

Anualmente, avaliadores do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) visitam o hospital para acompanhamento e ações educativas.