Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Neonatologia atende os nascimentos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) em sala de parto e acompanha os recém-nascidos até a alta hospitalar, sejam eles saudáveis ou doentes na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal ou na internação.

Aqueles de alto risco para morbidades são acompanhados na Unidade de Ambulatório da Neonatologia, pelo menos até os dois anos de idade. Os prematuros de muito baixo peso são acompanhados até os cinco anos de idade.

Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal: a UTI Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é nível III, ou seja, atende pacientes de alta complexidade.

Atendimento à sala de parto: todos os partos são atendidos por um médico que dá assistência aos recém-nascidos na sala de parto. A equipe dedica atenção especial às gestantes de alto risco e àquelas atendidas pela equipe de Medicina Fetal.

Alojamento conjunto: o alojamento conjunto tem 38 leitos ocupados por mães e seus bebês. Uma equipe de professores, médicos contratados, residentes, acadêmicos de Medicina e de Enfermagem prestam assistência e aconselhamento para melhor estabelecer o vínculo mãe-bebê, detectam problemas de saúde no recém-nascido e incentivam a amamentação com leite materno.

Internação: o Serviço possui 20 leitos exclusivos na UTI, 20 leitos de cuidados convencionais e 10 leitos canguru de recém-nascidos normais (alojamento conjunto), os quais estão sempre ocupados.

Assistência ao recém-nascido: a assistência ao recém-nascido é desenvolvida por uma equipe multiprofissional (professores, médicos contratados, residentes da Pediatria e Neonatologia, acadêmicos de Medicina da Ufrgs, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas). O grupo multidisciplinar é especialmente qualificado para atendimento ao recém-nascido internado de baixo, médio e alto risco.

Ambulatório: onde é realizado o seguimento dos recém-nascidos de maior risco, especialmente os pré-termos de muito baixo peso (inferior a 1500 gramas) e pós-hipotermia terapêutica para encefelopatia hipóxico-isquêmico.

Programas

Método Canguru: todos os recém-nascidos com peso abaixo de 2 quilos são incluídos nesse programa pela equipe de enfermagem, através do preenchimento de uma ficha de avaliação do recém-nascido.

Aleitamento: o Hospital de Clínicas recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança” em dezembro de 1997 e, desde então, conta com um grupo formado por enfermeiras, nutricionista e consultoras em aleitamento materno que atendem as duplas mãe-bebê na internação pós-parto, no alojamento conjunto, no Banco de Leite Humano (BLH) e na Neonatologia, bem como após a alta hospitalar. As consultorias em lactação são feitas por membros das equipes de saúde que atendem as mães e os bebês. Lesões mamilares, amamentação anterior mal sucedida, bebês com dificuldade de sucção, separação mãe-bebê e dificuldades relacionadas à anatomia da mama são alguns dos problemas que geram encaminhamento à consultoria. O hospital conta ainda com o disque-amamentação e o atendimento no BLH durante 24h.

Reuniões com os pais de bebês internados na UTI: o grupo de pais é realizado uma vez por semana, nas terças-feiras, das 14h30 às 16h, sala 1131, 11º andar do Hospital de Clínicas. O objetivo é fazer com que os pais dividam suas vivências e recebem orientações dirigidas às necessidades apresentadas.  

O que nos diferencia

O Ambulatório de Seguimento de Prematuros é clínico e multidisciplinar, o que diferencia o Serviço da maioria dos centros de assistência neonatal no Brasil.

Outro diferencial significativo é a proposta de assistência neonatal ao alto risco obstétrico, incluindo o manejo do recém-nascido asfixiado com protocolo de hipotermia corporal total terapêutica.

O foco, além da assistência, inclui o ensino e a pesquisa. Dentre as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação, destacam-se o estudo das fisiopatologias das doenças do período perinatal e repercussões na primeira infância.

Nossa equipe

Professores:
Renato Soibelmann Procianoy - Chefe do Serviço de Neonatologia
Andréa Lucia Corso - Chefe da Unidade Internação Neonatal
Rita de Cássia dos Santos Silveira - chefe da Unidade de Tratamento Intensivo e Atendimento Neonatal

Clarice Beatriz Giacomini
Luciana Friedrich
Manuel Antônio Ruttkai Pereira

Médicos
Ana Claudia W. Benjamim
Aline Peruccini Colvero
Angela Cristina Viau
Arlenio Pereira da Costa
Camila Maccari
Catia Rejane S. Soares
Claudia Regina Hentges
Claudia Ferri
Cristiane Cover Rigodanzo
Dóris Lokchin Milman
Fabriola B. Olmi
Gabriela Palermo
Jaqueline Almeida dos Santos
Laura V. Dornelles
Lisiane Dalle Mulle
Luiza B. Renck
Mariluce Valecy Eneas
Queila Esteves de Oliveira
Samanta Pitsch Alves
Silvia Raquel M. Magdeleno
Silvana Piazza Furlan
Vera Lucia Leite Rocha
Viviane Levy Lermann

O Serviço conta, ainda, com médicos residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e profissionais administrativos.

Contato

Nome: Serviço de Neonatologia
Local: 11° andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Telefone: (51) 3359.8794


E-mails

Secretária: Eliane Cavalheiro da Rosa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia: Renato Soibelmann Procianoy (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)