Início do Conteúdo

O que fazemos

 O Serviço de Endocrinologia desenvolve suas atividades em três áreas complementares: assistência, ensino e pesquisa. O atendimento ambulatorial funciona em regime de três turnos diários, cinco dias por semana, sendo oferecido para pacientes com problemas endocrinológicos pediátricos, para diabetes melito tipo 1 e tipo 2, diabetes gestacional em colaboração com o Serviço de Obstetrícia e Ginecologia, doenças da tireoide, doenças neuro-endocrinólogicas, doenças endócrino-ginecológicas e doenças ósteo-metabólicas, além de ambulatórios de nutrição em endocrinologia. Participam ativamente do atendimento alunos de graduação e de pós-graduação. Os professores do Serviço de Endocrinologia realizam supervisão direta dos atendimentos realizados.

O serviço realiza cerca de 1.660 consultas/mês, sendo este o maior número de atendimentos mensais entre as subespecialidades clínicas do hospital.A assistência aos pacientes internados é prestada pelos médicos residentes do Serviço de Endocrinologia, médicos residentes estagiários e doutorandos da Faculdade de Medicina da Ufrgs, supervisionados pelos Professores do Serviço.São realizadas cerca de 650 consultorias ao ano para outros serviços e unidades do HCPA. Estas consultorias são respondidas pelos médicos residentes sob a supervisão dos professores do Serviço de Endocrinologia. Além disto, os professores do Serviço são responsáveis pelo atendimento de consultorias online para todos os serviços do hospital, com orientação inicial e marcação de interconsultas na Endocrinologia quando indicado.  Já as atividades de ensino no Serviço de Endocrinologia se dirigem à residência médica, graduação, pós-graduação, além de pós-doutorado. Ensino e pesquisa são realizados através de programas específicos integrados à assistência dos pacientes, em que a participação e desenvolvimento de projetos de pesquisa são continuamente estimulados.

O que nos diferencia

Os residentes médicos têm um programa teórico desenvolvido durante dois anos sob a supervisão direta dos professores do Serviço de Endocrinologia e com a colaboração dos médicos contratados. São realizadas reuniões para discussões de casos clínicos, apresentações de casos atuais da internação e consultoria, seminários com atualização sobre as principais doenças e síndromes endocrinológicas sob a coordenação dos professores além de atividade semanal com apresentação de artigos selecionados de revistas especializadas na área de Endocrinologia. Em todas as suas atividades de atendimento a pacientes ambulatoriais, internados e de consultoria os residentes têm um professor preceptor responsável para orientação diária. 

Os professores do Serviço de Endocrinologia têm atividades na Graduação da Faculdade de Medicina e no curso de Nutrição da Faculdade de Medicina além de serem também professores orientadores do Programa de Pós-gradução em Ciências Médicas: Endocrinologia da Ufrgs, sendo a maioria dos projetos de Mestrado e Doutorado desenvolvidos no próprio Serviço de Endocrinologia do hospital. O serviço abriga ainda pesquisadores de programas de Pós-Doutorado nas diversas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas: Endocrinologia através de bolsas obtidas junto às agências financiadoras de pesquisa.

Nossa equipe

Professores:
Luís Henrique Santos Canani – chefe do Serviço de Endocrinologia
Ana Luiza Silva Maia - chefe da Unidade de Tireoide
Beatriz Schaan
Cristiane Bauermann Leitão
Fernando Gerchman
Luís Henrique Santos Canani
Mauro Czepielewski
Poli Mara Spritzer
Rogério Friedman
Sandra Pinho Silveiro
Themis Zelmanovitz
Ticiana da Costa Rodrigues

Médicos:
Angela de Azevedo Jacob Reichelt
Fabiola Satler
Leila Cristina Pedroso de Paula
Luciana Loss Reck Remonti

O Serviço também conta com médicos residentes, bióloga, bioquímica e profissionais administrativos.

Contato

Nome: Serviço de Endocrinologia
Local: 4º andar – sala 401
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Telefones: (51) 3359.8127 / Fax: (51) 3359.8777

E-mails:
Secretária
: Rosangela Rodrigues (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia: Luís Henrique Santos Canani (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)