O que fazemos

O Serviço de Atenção Primária à Saúde tem como objetivo a promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças. As medidas preventivas incluem vacinação da população, comunicação dos focos de doenças contagiosas e educação para a saúde na Unidade Básica de Saúde, nas escolas e na comunidade. São realizados pequenos procedimentos cirúrgicos, atendimentos domiciliares a pacientes acamados e nas escolas da região. Os atendimentos são prestados por uma equipe multiprofissional.  ​

As situações que não podem ser atendidas completamente ​na unidade são encaminhadas para serviços especializados da rede de saúde, tanto médicos quanto de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e outros.

Unidade Básica de Saúde Santa Cecília
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília é o local onde atua o Serviço de Atenção Primária à Saúde. Esta Unidade ​presta atendimento às pessoas que moram na sua área de abrangência.

O que nos diferencia

- Realização de pequenos procedimentos cirúrgicos e cauterização de lesões.
- Atendimentos em algumas áreas especializadas além da Medicina de Família, Pediatria, Enfermagem e Nutrição, que são acessadas após o atendimento por estes profissionais. Estão incluídas Psicologia, Fonoaudiologia, Fisiatria, Reumatologia, Medicina do Sono, Assistência Social e Educação Física.
- Atividades na comunidade e nas escolas, tais como visitas domiciliares, campanhas de vacinação, educação para a saúde, atividade física orientada e terapia comunitária. Estas atividades são realizadas por agentes de saúde, médicos de família, enfermeiros e demais membros da equipe multiprofissional.
- Grupos com vários objetivos específicos: abandono do tabagismo, tratamento da obesidade, apoio emocional, tratamento de transtornos de ansiedade (transtorno obsessivo compulsivo e fobias​), gestantes, idosos, grupo de cuidado de problemas de coluna.
- A​ssistência farmacêutica​.
- Residência em Medicina de Família e Comunidade e atendimentos prestados também por residentes de outras especialidades e alunos de graduação de vários cursos da área da saúde​.

Nossa equipe

Professores de Medicina de Família e Comunidade:
​ Marcelo Rodrigues Gonçalves - chefe do Serviço de Atenção Primária à Saúde

Patrícia Silveira
Paulo Mosca
Rudimar Riesgo

Professor de Medicina do Sono:
Denis Martinez

Professora de Fisiatria:
Simone Zanette

Reumatologia:
Penélope Esther Palominos
Andrese Gasparin

O Serviço possui médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade, secretários, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores físicos e profissionais administrativos. A Unidade Básica de Saúde conta ainda com técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e assistentes administrativos.

Nome: Serviço de Atenção Primária à Saúde
Local: Unidade Básica de Saúde Santa Cecília (Rua São Manoel, 543)
Horário: segunda​ e terça-feira, das 8h às 20​h. De quarta a sexta-feira, das 8h às 17h​

Telefone: (51) 3359.8685