Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Atenção Primária à Saúde tem como objetivo a promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças. As medidas preventivas incluem vacinação da população, comunicação dos focos de doenças contagiosas e educação para a saúde na Unidade Básica de Saúde, nas escolas e na comunidade. São realizados pequenos procedimentos cirúrgicos, atendimentos domiciliares a pacientes acamados e nas escolas da região. Os atendimentos são prestados por uma equipe multiprofissional.  ​

As situações que não podem ser atendidas completamente ​na unidade são encaminhadas para serviços especializados da rede de saúde, tanto médicos quanto de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e outros.

Unidade Básica de Saúde Santa Cecília
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília é o local onde atua o Serviço de Atenção Primária à Saúde. Esta Unidade ​presta atendimento às pessoas que moram na sua área de abrangência.

O que nos diferencia

- Realização de pequenos procedimentos cirúrgicos e cauterização de lesões.
- Atendimentos em algumas áreas especializadas além da Medicina de Família, Pediatria, Enfermagem e Nutrição, que são acessadas após o atendimento por estes profissionais. Estão incluídas Psicologia, Fonoaudiologia, Fisiatria, Reumatologia, Medicina do Sono, Assistência Social e Educação Física.
- Atividades na comunidade e nas escolas, tais como visitas domiciliares, campanhas de vacinação, educação para a saúde, atividade física orientada e terapia comunitária. Estas atividades são realizadas por agentes de saúde, médicos de família, enfermeiros e demais membros da equipe multiprofissional.
- Grupos com vários objetivos específicos: abandono do tabagismo, tratamento da obesidade, apoio emocional, tratamento de transtornos de ansiedade (transtorno obsessivo compulsivo e fobias​), gestantes, idosos, grupo de cuidado de problemas de coluna.
- A​ssistência farmacêutica​.
- Residência em Medicina de Família e Comunidade e atendimentos prestados também por residentes de outras especialidades e alunos de graduação de vários cursos da área da saúde​.



Nossa equipe

Professores de Medicina de Família e Comunidade:
​ Marcelo Rodrigues Gonçalves - chefe do Serviço de Atenção Primária à Saúde
Camila Giugliani
Claunara Mendonça
Cristina Neumann
Erno Harzheim
Francisco Arsego de Oliveira
Jane Wolff
Juliana Pfeil
Mário Tavares
Mary Bozzetti
Patrícia Chueri
Rafaela Apratto
Roberto Umpierre
Rodrigo Castro



Médicos de Família e Comunidade: ​
Cynthia Goulart Molina Bastos
Geisa Finger
João Henrique Kolling
Luise Prass

 ​ 
Professores de Pediatria:
Alberto Mainieri
Clécio da Silva
Helena Goldani
Marcelo Goldani
Patrícia Silveira
Paulo Mosca
Rudimar Riesgo



Professor de Medicina do Sono:
Denis Martinez



Professora de Fisiatria:
Simone Zanette



Reumatologia:
Penélope Esther Palominos
Andrese Gasparin

O Serviço possui médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade, secretários, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores físicos e profissionais administrativos. A Unidade Básica de Saúde conta ainda com técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e assistentes administrativos.

Contato

Nome: Serviço de Atenção Primária à Saúde
Local: Unidade Básica de Saúde Santa Cecília (Rua São Manoel, 543)
Horário: segunda​ e terça-feira, das 8h às 20​h. De quarta a sexta-feira, das 8h às 17h​

Telefone: (51) 3359.8685

E-mails:
Secretária
: Ana Paula Couto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia: Marcelo Rodrigues Gonçalves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)