O que fazemos

O Serviço de Enfermagem Materno Infantil (Semi) assiste mulheres nos ciclo de gravidez, parto e puerpério (pós-parto), assim como o recém-nascido em situações de baixo e alto risco.  O Semi é composto por duas unidades de internação:

Centro Obstétrico

Possui Emergência Obstétrica (consultórios e sala de observação), pré-parto, salas de parto e salas de cesárea, de recuperação e de cuidados imediatos ao recém-nascido. Atende gestantes que necessitam de atendimento de emergência e urgência, mulheres durante o período de parturição (pré-parto, parto e pós-parto imediato) e recém-nascidos nas primeiras horas de vida. Atende também as gestantes que necessitam de internação hospitalar, seja para tratamento ou para o parto.

Internação Obstétrica

Atende gestantes de risco, puérperas e recém-nascidos em alojamento conjunto com suas mães.

Visite nossa maternidade:

O objetivo da visita é apresentar as Unidades de Centro Obstétrico e Internação Obstétrica, bem como esclarecer dúvidas sobre assistência ao parto, nascimento, pós-parto e rotinas institucionais.

Os encontros são bimensais, realizados sempre das 14h às 16h na sala 1124 do Bloco A do Hcpa, para gestantes a partir de 30 semanas.

Próximas datas previstas para 2024:

27/3/2024 - inscrições abertas até o dia 26/3/2024

29/5/2024 - inscrições abertas até o dia 28/5/2024

31/7/2024

25/9/2024

27/11/2024

Se você é gestante a partir de 30 semanas e quer conhecer a nossa maternidade, preencha este formulário de inscrição para visita no dia 29/5/2024.

Cada gestante pode trazer um acompanhante de livre escolha.

Atenção: As vagas são limitadas e encerram-se até um dia antes da data da visita.

O que nos diferencia

As gestantes que procuram a Emergência Obstétrica são acolhidas por uma enfermeira obstétrica. É cumprida a Lei do Acompanhante, garantindo que todas as mulheres tenham o acompanhante de sua livre escolha, no atendimento na Emergência Obstétrica, durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto e toda internação da mãe e bebê em alojamento conjunto. É oferecido também serviço de cartório para registro civil de todos os recém-nascidos.

Nossa equipe

Profª Helga Geremias Gouveia - chefe do Serviço de Enfermagem Materno Infantil

Profª Letícia Becker Vieira  – professora assistente

Profª Júnia Aparecida Laia da Mata – professora assistente