Já é de conhecimento da sociedade a importância do Teste do Pezinho (triagem neonatal) para a saúde do recém-nascido. Porém, ainda é preciso avançar para atingir a toda população e promover mais qualidade na atenção às crianças. Análise feita pela biomédica e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina da UFRGS Tássia Tonon aponta que ainda há um longo caminho a ser percorrido para universalizar o acesso ao exame, executá-lo dentro dos prazos recomendados e dar tratamento adequado às doenças encontradas.

O estudo utilizou dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Carazinho, relativos às crianças nascidas no município entre 2005 e 2010, que foram posteriormente compilados, revisados e comparados a outras localidades brasileiras. A pesquisa averiguou quantas crianças fizeram o teste e em quanto tempo, após o parto, as amostras foram coletadas. Todos os nascidos deveriam passar pela triagem, mas os resultados mostram que a abrangência ficou em torno de 75,5%, sendo que destes, apenas 63,1% no período ideal. No início da vida do bebê, cada dia é importante para estabelecer os tratamentos indicados quando alguma alteração é encontrada.

A partir do levantamento foi identificada a necessidade de melhorar o Programa Nacional de Triagem Neonatal. O trabalho sugere foco na conscientização da população e dos gestores, investimentos e preparação apropriada dos agentes de saúde. A pesquisadora ressalta ainda a relevância da implantação de novas tecnologias para a realização dos exames, bem como a ampliação das doenças investigadas.

O artigo com os resultados foi publicado na revista Clinical and Biomedical Research (CBR), com a orientação da professora do Serviço de Genética Médica do HCPA Ida Vanessa D. Schwartz. A revista CBR é editada pelo HCPA e pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Famed/UFRGS) e tem apoio financeiro do HCPA e da Fundação Médica. Com periodicidade trimestral, apresenta trabalhos da área das Ciências da Saúde, incluindo pesquisa clínica e básica, e está disponível neste link.

Artigo Assessment of newborn screening in the public health system of a municipality in northern Rio Grande do Sul, de Tássia Tonon e Tatiéle Nalin, do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da UFRGS e Serviço de Genética Médica do HCPA; Elisa Sisti, do Departamento de Biomedicina da Ulbra e Ida Vanessa Doederlein Schwartz, do Serviço de Genética Médica do HCPA e Departamento de Genética da UFRGS.

* Para o mês de setembro, o critério de escolha foi: publicação original da revista CBR.

destaque da pesquisa setembro