Início do Conteúdo

 A Jornada de Cirurgia de Nervos Periféricos, que ocorreu nos dias 8 e 9 de junho, reuniu os principais especialistas da área do Rio Grande do Sul e do Brasil no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Temas decorrentes de lesões em nervos ou no plexo braquial (rede nervosa que se origina no pescoço e se estende até a axila) foram abordados no encontro.

A neurocirurgiã do HCPA Marjeane Cristina Jaques Hockmuller coordenou a abertura da mesa que deu início ao evento. Logo após, Luiz Nelson Fernandes do Clínicas apresentou as peculiaridades da instalação das lesões nos nevos, a progressão do problema, os tratamentos e os cuidados com cada tipo de situação. Segundo Fernandes, há lesões que podem afetar tanto o sistema físico como o metal do paciente. “Os acidentes de trânsito, certas atividades laborais, assim como situação simples – escrever e se alimentar-, tudo pode trazer reflexo para os nervos”, explicou.

jornada de cirurgia de nervos perifericos 06.2018 6

Para ilustrar sua exibição, Fernandes citou a paralisia de “sábado à noite” e dos “amantes”. A primeira traz danos devido ao movimento repetitivo do ato de beber com o braço na mesma posição durante muito tempo; a outra, acontece quando alguém deita no braço de outra pessoa, por exemplo. Além desses casos mais simples, os especialistas trataram da paralisia facial, tumores nos membros afetados, exames e cirurgias para cada tipo de tratamento.

Apesar dos impactos traumáticos de muitos destes casos, a conclusão é que grande parte das lesões podem ser corrigidas com cirurgia se tratadas de forma correta e em tempo adequado, assim evitando que pessoas economicamente ativas fiquem incapacitadas para o trabalho, diminuindo prejuízos sociais e econômicos para a pessoa e para a sociedade.

Embora com alta repercussão no organismo social, a cirurgia de nervos é assunto ainda pouco conhecido e debatido na Medicina. A jornada, portanto, foi uma oportunidade para os neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, ortopedistas e profissionais da área da saúde ampliarem a temática na agenda profissional e pública.

jornada de cirurgia de nervos perifericos 06.2018 13