Início do Conteúdo

 A relação entre doenças como o câncer e o tipo de alimentação ingerida será a temática do VII Seminário Universidade e Escolas, que acontece dia 9 de junho, das 9h às 17h30, no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS. O evento é uma pareceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas à Infância da P​ró-R​eitoria de Extensão da Universidade (ufrgs.br/prevencaoufrgs) e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável (alimentacaosaudavel.org.br). O acesso do público ao evento é gratuito.

O consumo de alimentos ultraprocessados, por exemplo, traz, pelo menos, 14 tipos diferentes de câncer associados, cuja informação ou advertência sequer aparece no rótulo das embalagens dos produtos. Diante disso, especialistas de várias universidades se unem para debater este problema no encontro.

Na parte da manhã, a importância da alimentação saudável e da atividade física vai ser o assunto tratado em mesa-redonda multidisciplinar, com professores e pesquisadores da Unifesp/USP, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), São Paulo e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Rio de Janeiro.

À tarde, mais uma mesa-redonda sobre um tema polêmico e atual: Conflito de interesses em alimentação e N​utrição. Você já pensou como isso afeta você? D​ois jornalistas (uma professora da F

abico  e pró-reitora de extensão da UFRGS e um da área investigativa de São Paulo), além de um professor de bioética (HCPA/UFRGS) são os palestrantes.

Além disso, no programa há palestras sobre temas atuais, oficinas e a Tenda da Rotulagem, que apresentará o modelo de rotulagem nutricional proposto pelo Idec à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para mais informações, acesse: www.ufrgs.br/prevencaoufrgs  Ou  www.facebook.com/prevencao.ufrgs/.​