O Simpósio Jorge Gross e Mirela Azevedo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi realizado em homenagem aos professores do Serviço de Endocrinologia do hospital, falecidos em 2017, mentores de mais de uma centena de profissionais da saúde dedicados à pesquisa e ao atendimento a pacientes com diabetes. A programação contou com dezenas de palestras, assuntos ligados a técnicas de pesquisa e à assistência em saúde, durante os dias 25 e 26 de maio, no Auditório José Baldi.

Na abertura do evento, a diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell, lembrou a importância dos dois professores para a instituição. “Temos aqui pessoas de várias gerações e de diferentes países, mas todos receberam influência dos mestres Jorge e Mirela. Nada mais justo que o evento lembre, marque e homenageie o serviço prestado por eles”. Tatiana Rech, membro da Comissão Organizadora do Simpósio, destacou que a programação integrou uma série de assuntos da Endocrinologia, contudo, de modo geral foi centrada na inovação em pesquisa e no tratamento da diabetes.

A professora e coordenadora do evento Cristiane Leitão mostrou como a tecnologia e a estatística são essenciais na pesquisa em Medicina, com o tema Simplificando a Metanálise. Conforme a professora, os dados disponíveis na área são extensos, por isso é necessário se alinhar com as ferramentas da tecnologia, consolidando as informações a fim de obter resultados mais precisos para resolver problemas de saúde, assim como se faz em outras áreas do conhecimento.

A programação da sexta-feira, 25, concentrou-se na inovação, técnicas e inteligência artificial na ciência e na pesquisa. Já no sábado, 26, o foco foi a assistência à saúde, debatendo o tratamento da diabetes. Antes do encerramento do evento, aconteceu a premiação aos jovens pesquisadores. Os trabalhos escolhidos pela Comissão Organizadora foram Microvascular complications of diabetes em posttransplant diabetes Mellitus: longitudinal study de Luisa Penso Farenzena; e Hyperglycemia was not a risk fator for mortality em malnourished critically ill patients de Vicente Lobato Costa.

Em emocionante encerramento, foi feita uma homenagem aos professores falecidos. O coordenador do evento e chefe do Serviço de Endocrinologia,​ professor Luis Henrique Canani​,​ lembrou a trajetória profissional de Gross. Já a professora Sandra Silveiro ressaltou que o mais importante é o legado deixado pelos dois, o qual servirá de referência aos alunos.  Após os depoimentos, ​foi apresentada a placa com os nomes de Jorge Gross e Mirela Azevedo, que será afixada no ​Serviço de Endocrinologia.

nadine simposio  cristiane. simposio gross e mirela 25.05.2018 13 copia 1  homenagem copia 6

publico simposio   whatsapp image 2018 05 28 at 08.23.10  2 simposio gross e mirela