Início do Conteúdo

Basta dar um passo na rua para percebermos: a população está envelhecendo e os casais cada vez mais optam por uma prole menor. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2016, o grupo de idosos (pessoas com mais de 60 anos) cresceu 16%, enquanto que o de crianças (entre zero a 13 anos) caiu 6,7%. Esse aumento brusco tem reflexo não só na previdência social do país, mas também no sistema de saúde e na formação de profissionais preparados para lidar com a nova realidade. É pensando nisso que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) vai promover, nos dias 4 e 5 de maio, a sua primeira Jornada de Geriatria e Gerontologia.

Voltado a profissionais e acadêmicos da área da saúde, o evento pretende abordar temas ainda pouco aprofundados em alguns cursos de graduação, como cuidados paliativos, envelhecimento ativo, fragilidade e sarcopenia. Para isso, foram convidados importantes nomes no cenário nacional, como Wilson Jacob Filho, professor titular de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e um dos criadores do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, em 1979. Outro palestrante confirmado é Roberto Lourenço, chefe do Serviço de Geriatria do Hospital São Vicente de Paulo e professor associado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Envelhecimento saudável, prescrição apropriada, diabetes no idoso e avaliação perioperatória também serão temas abordados na jornada, que já está com inscrições abertas no site www.fundacaomedicars.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3359.8090.

Confira a programação neste link.