1 jornada de diabetes 10.0330

Com seus 338 lugares preenchidos, o Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), sediou a primeira edição da Jornada de Diabetes do HCPA, que reuniu, além de endocrinologistas, também nutricionistas, nutrólogos, clínicos gerais e estudantes de graduação de áreas da saúde no último dia 10. “Nosso objetivo neste evento é pensar em formas de melhorar o cuidado ao paciente com diabetes, em diferentes ambientes e contextos”, explicou a professora do Serviço de Endocrinologia do HCPA e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Beatriz Schaan.

Considerada epidemia mundial, a diabetes já alcançou uma incidência de quase 10% da população, o dobro do registrado nos anos 1980. Em alguns países, ela chega a ultrapassar os 50%. “Esse aumento não é por acaso. Ele acompanha a epidemia por obesidade, que vem crescendo dramaticamente nos últimos anos. Precisamos pensar no atendimento às pessoas com diabetes, mas, mais importante: precisamos prevenir e pensar em formas de evitar que pré-diabéticos piorem seus quadros”, afirmou a professora e pesquisadora do HCPA e UFRGS Maria Inês Schmidt. Além dos dados trazidos por ela, novas evidências em Nutrição, o uso de antidiabéticos e a iniciativa choosing wisely foram temas abordados na mesa sobre diabetes tipo 2.

Para o diabetes tipo 1, novas tecnologias e tratamentos estão sendo debatidos para garantir mais qualidade de vida e melhor adesão dos pacientes. Sabe-se que o controle da doença melhora quando a glicose é medida ao longo do dia, mas pensar no tratamento adequado a cada paciente não é tão simples quanto parece. “Mesmo com as diversas tecnologias disponíveis atualmente, como as canetas para aplicação de insulina, ainda é difícil dosar a quantidade da substância adequada para determinados horários e pacientes, como crianças”, ilustrou a médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Karla de Melo. O pâncreas artificial e o transplante de ilhotas pancreáticas também foram tema da mesa sobre diabetes tipo 1.

A Jornada de Diabetes do HCPA tratou ainda do cuidado ao paciente com diabetes na escola, na saúde suplementar e no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como do manejo de complicações, como a depressão e a doença renal.

Participaram da mesa de abertura do evento o diretor médico do HCPA, professor Milton Berger; o coordenador do Grupo de Ensino do hospital, professor José Geraldo Lopes Ramos; a diretora científica da Sociedade Brasileira de Diabetes – regional RS, Márcia Puñales; e o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – regional RS, Tiago Shuch.

* Clique nas fotos para visualizá-las em tamanho maior.

1 jornada de diabetes 10.0312 1 jornada de diabetes 10.032 1 jornada de diabetes 10.0313 1 jornada de diabetes 10.0330 1 jornada de diabetes 10.0331 1 jornada de diabetes 10.037