Início do Conteúdo

Na busca por aperfeiçoar e buscar melhores práticas no cuidado de pacientes internados, a primeira edição do Simpósio de Medicina Interna Hospitalar do HCPA se propôs a realizar a troca de ideias e experiências com diferentes especialistas. O médico e coordenador do evento, José Miguel Dora, reafirmou a importância de trazer palestrantes internacionais ao debate e apresentou dois pilares que simbolizam o encontro e são cruciais para os profissionais que atuam no ambiente hospitalar. “O primeiro pilar é a assistência, onde a elevada complexidade dos pacientes deve ser abordada nas melhores práticas, e o outro é o trabalho em equipe, que requer uma comunicação eficaz, um conhecimento interdisciplinar e uma aplicação harmônica desse conhecimento, contemplando o cuidado hospitalar e pós-alta.”  

Tratar as internações com um foco interdisciplinar foi a ideia apresentada pela representante do Serviço de Medicina Interna do HCPA, Simone Wajner. Essa mudança de visão também foi abordada pelo vice-presidente médico do HCPA, professor Milton Berger. “Começamos a perceber que alguns profissionais das novas gerações têm um olhar muito mais amplo em relação aos processos que envolvem o paciente dentro do hospital. Espero que isso nos leve a mudanças positivas.”

A presidente do Clínicas, professora Nadine Clausell, afirma que já vem testemunhando essa transformação. “Estamos aprendendo que precisamos enxergar toda a complexidade da medicina hospitalar e essa possibilidade de interagir com todos os profissionais. Isso não acontecia na minha época”, concluiu.

O evento reuniu  profissionais, residentes e estudantes da área da saúde na sexta-feira (10/11), no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque.

csp 9320

csp 9357

csp 9389

csp 9439

csp 9456

csp 9394

csp 9467