Com o tema Gestão multidisciplinar do cuidado ao paciente com doença renal crônica, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) promove, nos dias 25 e 26 de novembro, o I Simpósio Multidisciplinar em Nefrologia. Além de palestras e mesas-redondas, o evento contará também com dois cursos: Cuidados na manutenção da patência do acesso vascular para hemodiálise e Núcleo de segurança do paciente em uma Unidade de Diálise.

Voltado a profissionais e estudantes da saúde, o Simpósio contará com a presença de Olvani Martins da Silva, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que falará sobre o dialisador capilar reutilizado e de uso único em hemodiálise. Também serão abordados temas como educação multidisciplinar na doença renal crônica; acesso vascular; hemodiálise; diálise peritoneal; e transplante renal. O novo protocolo de tratamento conservador estendido na doença renal crônica, que prevê outras possibilidades de manter o paciente sem diálise, será mais um dos temas atuais debatidos no simpósio.

Além desses assuntos, a experiência de alguns pacientes também será abordada no evento. A ideia é que eles deem seus depoimentos sobre as orientações recebidas pelos profissionais da saúde. Foram escolhidas pessoas que participam desde o começo do Programa de Transplante Renal e do Grupo de Pacientes Pré-dialíticos do HCPA.

O evento acontece das 8h às 18h e as inscrições podem ser feitas em www.fundacaomedicars.org.br. Para mais informações, o fone é o (51) 3359.8090.

Confira a programação completa neste link.