Início do Conteúdo

No dia 12 de julho, o Hospital de Clínicas realizou o II Simpósio de Segurança e Saúde Ocupacional. O evento trouxe temas como a segurança e a saúde do trabalhador no mundo em transformação, o impacto do E-Social nas relações de trabalho e Medicina do futuro. “Temos o propósito de compartilhar o que se faz bem aqui no HCPA e discutir pontos que ainda precisam avançar”, ressaltou o coordenador da programação, Francisco Arsego de Oliveira.

csp 9477

A saúde do trabalhador no mundo em transformação foi o assunto abordado pelo coordenador da Comissão Permanente da Gerência de Risco Sanitário Hospitalar do HCPA, Ricardo Kuchembercker. Segundo ele, hoje as intuições vivem o chamado aprendizado complexo. Para o gestor, é necessário olhar de forma integrado para temas como segurança, saúde e relações subjetivos dos trabalhadores e pacientes. “Assim como em comunidades de moradores, as instituições têm valores e práticas nas suas interações. Isso precisa ser levado em conta no processo decisório, para atuar na prevenção e não resolução de acidentes de trabalho”, alertou Kuchembercker.

Lisiane Mariense do Sesi-RS explicou o impacto do E-Social nas relações de trabalho e na gestão das empresas. Esse projeto do Governo Federal existe desde 2014 e tem o objetivo de coletar informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um ambiente virtual. “Isso integrou a entrega de documentos e facilitou a fiscalização das empresas”, observou. O problema, segundo Lisiane, é que muitos gestores ainda desconhecem esta legislação.

csp 9488 copia 1

Espaço Mindfulness, assistência e pesquisa em saúde do trabalhador, promoção de práticas saudáveis e felicidade e bem-estar do funcionário no ambiente laboral também foram debatidos no encontro.