Início do Conteúdo

Pioneiro na Cirurgia Robótica no Brasil, sendo o primeiro hospital universitário a contar com a tecnologia, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realizou no dia 11 de maio o Curso de Introdução à Cirurgia Robótica. Além da programação focada em aspectos técnicos e teóricos, os participantes puderam acompanhar duas cirurgias realizadas no dia 10.

curso de cirurg robotica 11.05 22

Conforme o diretor médico do HCPA e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica, Milton Berger, o objetivo foi disseminar as possibilidades trazidas por esta tecnologia para a Medicina. “O curso permitiu aproximar e familiarizar os profissionais com o uso do sistema, conhecendo seu funcionamento e suas vantagens”. Ainda segundo Berger, o robô atende à assistência, ao ensino e à pesquisa.

curso de cirurg robotica 11.05 2

O médico Lucas Burttet explanou as características técnicas do robô Da Vinci. Composto por console de controle duplo, que permite que um cirurgião experiente treine outro profissional, o mecanismo conta com quatro braços, sendo um com uma câmera e os demais com instrumentos cirúrgicos. “É uma tecnologia que beneficia os pacientes e auxilia o cirurgião nos procedimentos”, ressaltou Burttet.