Início do Conteúdo

Um exame similar ao que identifica casos de meningite, com punção do líquido que fica em volta da medula, é usado por pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para ajudar a enfrentar o Alzheimer. Em idosos com comprometimento cognitivo amnésico leve (esquecimentos iniciais), concentrações muito baixas de uma proteína chamada de beta-amilóide 42 configuram um risco até 17 vezes maior de evoluir para a fase demencial da doença ao longo de três anos. As conclusões do trabalho foram publicadas em outubro pela Revista Neuromolecular Medicine.

A descoberta precoce permite que os pacientes e familiares possam planejar suas vidas e modificar comportamentos de risco. Também será viável o desenvolvimento futuro de novos medicamentos, com base em biomarcadores (indicadores da ocorrência ou severidade de alguma doença). Conforme o líder da pesquisa, professor Matheus Roriz Cruz, o controle de fatores como tabagismo, diabetes e hipertensão entre outros, pode postergar o aparecimento do Alzheimer em até cinco anos.

O conceito em torno da doença evoluiu da fase apenas demencial para a compreensão de que ela se inicia no cérebro, silenciosamente, muito tempo antes.

O estudo estabeleceu índices próprios de beta-amilóide para utilizar como padrão na realização das comparações. Ainda foi possível determinar que a proteína conhecida como p-tau, nos casos estudados, não foi capaz de prever a evolução para fase demencial do Alzheimer, ao contrário do que se cogitava em outros trabalhos. Os cientistas do HCPA acompanharam o grupo de homens e mulheres com mais de 65 anos durante três anos para chegarem às conclusões.

O artigo é o terceiro de uma série produzida pelo Grupo de Pesquisa em Neurogeriatria do HCPA, em parceria com o Laboratório Brain. Pela originalidade e consistência dos resultados obtidos, o trabalho ganhou repercussão internacional. Recentemente o professor Matheus Roriz Cruz foi o único brasileiro convidado a participar do Clinical Trials on Alzheimers Disease, realizado em Barcelona.

marca do projeto copia 1